PREFEITURA
MUNICIPAL DE ABAETETUBA - PA
SEMEC – SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Escola municipal de Ed. Inf. e Ensino Fundamental
D. Ângelo Frosi
MODALIDADE: Regular
GERÊNCIA DO PROJETO:
LYSANEA DE CÁSSIA
QUARESMA - DIRETORA
ALCILENE BARBOSA
DAS NEVES – COORD. PEDAGÓGICA
MARIA DA CONCEIÇAO
PRAZERES- COORD. PEDAGÓGICA
JUCIANE DE JESUS
DOS S. MACEDO – COORD. PEDAGÓGICA (EJA)
UNIDADE
EXECUTORA: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO - SEMEC
SECRETÁRIO
MUNICIPAL: JEFFERSON FELGUEIRAS
AUTORAS DO
PROJETO JOSENILDA SANTOS RODRIGUES
LENI
CARVALHO PEREIRA
PROJETO SALA DE LEITURA
TEMA:
“DA EMOÇÃO DE LER
A DESCOBERTA DO PRAZER”
“É preciso que a educação seja mais
significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o
educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais
e que o prepare para o mundo de hoje.”
(Maria Augusta
Sanches Rossini)
I – APRESENTAÇÃO
A Escola Municipal Dom
Ângelo Frosi sempre se preocupou em desenvolver uma
educação verdadeiramente comprometida com o ensino de qualidade para todos. No
entanto, nem todos os educandos estão conseguindo concluir o ano letivo
desenvolvendo uma leitura fluente e compreendendo aquilo que estão lendo com
segurança e autonomia.
Creditamos, assim, que a implementação deste
projeto vem favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem visto
que se propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita no interior do
espaço escolar e, conseqüentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos
alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo
de ensino e no dia a dia dos educandos.
Envolver os alunos cada
vez mais no universo que é a leitura de uma forma prazerosa requer muita
disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade
mais justa e humana. Entretanto, isso exigirá engajamento profundo de muitos:
Professores, alunos, pais e comunidade de modo geral, parceiros nessa luta por
uma educação de qualidade para todos segurando assim o que dispõe a lei em
vigor (LDB nº 9394/96 art. 32 que visa “O
desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meio básico o pleno
desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo”).
“Aprender
a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não
numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula
linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação
e educação é um ato profundamente político.” (Antônio Joaquim Severino)
Ao olharmos para o interior de nossa
escola, podemos observar que muitos de nossos alunos, lêem pouco ou quase nada.
Ora, tão importante quanto ler, é compreender o significado do texto lido.
Há grande queixa por parte dos
professores sobre o desinteresse que muitos alunos expressam quando a atividade
envolve a leitura, pois muitos decodificam palavras sem a preocupação de entender
realmente o que se está lendo. E isso reflete negativamente no baixo rendimento
do aluno e, conseqüentemente, na qualidade do ensino.
O
projeto “Da Emoção de Ler, a Descoberta do Prazer” vem com a intenção de
proporcionar aos nossos educando condições reais de interação ao mundo letrado,
aonde estes venham a descobrir que a leitura traz prazer e emoção aquele que
ler. No entanto, não basta apenas se ter a consciência de que a leitura é
indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato de
ler venha se tornar uma realidade concreta na vida desse indivíduo.
Sabemos,
assim, que não será uma tarefa fácil. Mas uma luta constante que exigirá
esforço e empenho coletivo por parte dos nossos alunos, professores e, pais de
nossa instituição os quais, juntamente conosco, estimularão os educandos a se
envolver cada vez mais a fim de assegurar, a estes, as condições essenciais
para o desenvolvimento e exercício da sua cidadania.
Então, para que isso ocorra de fato, é de fundamental
importância que a escola se veja como instituição responsável por despertar no
aluno o interesse e o prazer pela leitura e mais, que ela seja um exemplo de
leitor, isto é, que todos os sujeitos envolvidos no espaço escolar tenham
comportamento leitor, para que possam estimular aqueles que ainda não têm tal
hábito. É necessário também buscar formas de conscientizar as famílias dos
educandos para a importância do ato de ler e quem sabe até, tornar aqueles pais
que são indiferentes à leitura, em pais leitores. Portanto estimular alguém a
ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os
envolvidos no processo educacional.
GERAL: Desenvolver habilidades
relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no
educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento lingüístico e
cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação de valores e para a
construção da cidadania.
ESPECÍFICOS:
1-
Despertar
o interesse e o gosto pela leitura e escrita
estimulando o hábito diário da leitura.
2- Ampliar o repertório literário dos alunos por meio da leitura diária.
3-
Conhecer
e identificar textos diversos (literários e não literários)
4-
Identificar e relacionar os diversos gêneros
literários.
5-
Possibilitar um maior contato entre criança e livro.
6-
Desenvolver
atividades interdisciplinares, dialogando com as mais diversas áreas do
conhecimento, levando a percepção de que o desenvolvimento de habilidades de
leitura e escrita é uma atribuição de todos.
7-
Possibilitar
momentos de integração e interação com outras salas como a de informática através da
divulgação dos acervos literários da sala de leitura,etc
8-
Divulgar e criar campanhas para estimular os
empréstimos de livros.
9-
Elaborar
junto com o educando projetos ligados aos temas transversais, visando à
discussão dos mesmos e a culminância em eventos da escola: Festival Cultural e
outras apresentações.
10-
Relacionar os textos lidos com a vida diária.
11-
Promover
momentos de socialização levando o educando a expressar seus sentimentos,
experiências, idéias e opções individuais ( elaboração
do contrato didático).
12-
Proporcionar
aos educandos leituras literárias e oficinas de redação, para o
desenvolvimento da oralidade e da produção textual.
13-
Desenvolver o senso crítico a partir dos livros lidos
e relidos.
IV
– PÚBLICO ALVO:
- Alunos de 2º ao 5º
ano.- Pais e funcionários da escola
V – META:
O projeto tem como meta alcançar pelo menos 80% dos alunos,
estimulando-os a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura através do
interesse revelado nos empréstimos, nas freqüências e participações das
atividades propostas pela sala de leitura.
VI – PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
As propostas metodológicas do projeto serão desenvolvidas
durante todo o período letivo e envolverão as seguintes atividades:
·
Levantamento dos recursos
disponíveis
·
Planejamento das ações (
dinâmica de sala de aula)
·
Levantamento dos alunos que
apresentam dificuldade na leitura através da aplicação de teste diagnóstico
individual
·
Apresentação do Projeto a
comunidade escolar
·
Rodas de conversas
·
Apresentação e
esclarecimento de dúvidas para os alunos da sala de leitura
·
Reconhecimento do espaço da
sala de leitura e dos acervos existentes
·
Construção coletiva do
Contrato Social ( regras de convivência)
·
A Hora dos Vídeos
·
Exposição oral e escrita das
leituras lidas e ouvidas articuladas a vivência diária
·
Divulgação dos acervos
literários para o empréstimo de livros
·
Instauração da sala de
leitura itinerante, para o professor de sala de aula regular, com exemplares de
livros e revistas para a hora do conto e empréstimos e assim estimular a
leitura.
·
Gincana da leitura (dia do
livro)
·
Reescrever textos lidos e ouvidos
·
Produção de texto através da
escrita e do desenho
·
Oficinas
de leitura.
·
Debate
sobre leitura.
·
Oficina
de redação
·
Biblioteca
itinerante.
·
A
hora do conto.
·
Sarau
de poesias.
·
Fazendo
poesia: varal.
·
A
poesia invade sua sala.
·
Teatro
de fantoches abordando temas transversais.
·
Dramatização
(datas comemorativas).
·
O
dia da leitura na escola (pais e alunos).
- Recontar estórias utilizando a
modalidade oral.
- Resumir estórias utilizando a
modalidade escrita.
- Ler textos em voz alta,
observando a importância da entonação e pontuação para a compreensão do mesmo.
- Ler um livro infantil em voz
alta, dramatizando o mais possível as vozes das personagens, a fim de que
o aluno perceba que há variações nas vozes quando se faz uma pergunta,
quando se exclama, quando há ódio, amor, inveja, etc.
- Ler trechos de poesia ou outro
estilo literário, alternando com o professor ou outro colega.
- Observar as situações descritas
nos textos e compará-las com o cotidiano, possibilitando ao aluno uma
reflexão em relação à própria vida.
- Criar textos escritos em dupla ou
individualmente e apresentá-los aos demais colegas sob forma de seminário.
- Auto-avaliação
- Estabelecimento de contato (hora
pedagógica) entre professor da sala de leitura e professor da classe
regular para troca de informação e experiência.
VII
I – RECURSOS
HUMANOS:
·
Professores
lotados na sala de Leitura;
·
Professores
de classes regulares e de Ed. Física (2º ao 5º ano);
·
Alunos(2º ao 5º
anos), pais e
funcionários
·
Alunos voluntários da ERC Cristo Redentor de 8ª série
Projeto “ Monitores da Alegria”
·
Parcerias ( autoridades governamentais e não
governamentais )
IX– AVALIAÇÃO
Ocorrerá ao longo de todo o ano letivo. Será processual e
continuada. A cada etapa do projeto haverá a observação do envolvimento e interesse dos alunos e professores nas
atividades propostas que serão registradas nos arquivos da sala de leitura sendo
discutidos coletivamente os avanços e as dificuldades durante o processo
ensino-aprendizagem.
X
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
_SEVERINO, Antonio
Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994.
_Caderno AMAE-Pedagogia de
Projetos. Belo Horizonte: Fundação Amae para educação e cultura. Outubro, 2000.
Edição Especial.
_SOARE, Magda. Linguagem e Escola: uma
perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
_Revista Nova Escola. Ed.
Abril. Dez/2005.
_LIBANEO, José Carlos;
OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas
estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
_Parâmetros Curriculares
Nacionais: Fáceis de Aprender. Revista Nova Escola. Edição Especial.
_KLEIMAN, Ângela B. &
MORAIS, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos
da escola. Campinas, SP: Mercado das Letras,1999.
_ROSSINI,
Maria Augusta Sanches;Aprender tem que ser gostoso...Editora Vozes, 2ª Edição.
Muito bom, trata-se de um projeto bem elaborado.
ResponderExcluirMuito bom seu projeto.
ResponderExcluirExcelente projeto!
ResponderExcluirExcelente projeto!
ResponderExcluirMuito bom projeto mesmo!
ResponderExcluirmuito bom! estou planejando um projeto de Leitura e esse projeto me deu várias ideias.
ResponderExcluirComo gestor escolar e pesquisador educacional louvo todo projeto educativo
ResponderExcluirperfeito!
ResponderExcluirSou gestor da Biblioteca pública de Jacundá-pará.temos um projeto de reforço na leitura.
ResponderExcluirMuito bom adorei
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirExcelente projeto. Sou Professora de Sala de Leitura e retirei várias sugestões desse projeto e está dando bons resultados. Parabéns para todos os envolvidos no Projeto!
ResponderExcluirExcelente 👏👏👏
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